Notícias

Dieta: muito além do peso na balança

Quando pensamos em dietas, já imaginamos os pesos perdidos na balança. Mas eu quero convidar você a olhar para além do emagrecimento. As dietas das mais variadas origens trazem ao organismo um desafio importante: como se reorganizar para lidar com mudanças na quantidade de carboidratos, lipídeos (popularmente chamados de gorduras) e proteínas ingeridas.

Ora, nosso corpo possui um conjunto complexo de enzimas e bactérias que se adaptam ao que comemos no dia a dia. Assim, ao modificarmos nossa alimentação — e principalmente quando isso ocorre de maneira abrupta —, todo esse conjunto sofre um abalo.

Lembra daquela viagem que você fez por alguma região do Brasil ou até do exterior? Aposto que você se deliciou com pratos diferentes e sabores atípicos da sua rotina. Pois bem: essa mudança no cardápio muitas vezes termina em visitas inesperadas ao banheiro, certo? Isso é tão comum que tem até nome científico: diarreia do viajante.

De certa forma, algo similar acontece quando entramos numa dieta específica. As bactérias e enzimas se organizam para conseguir processar aquela novidade alimentar. Bom, mas isso tem alguma possível consequência?

A resposta é sim. As alterações na microbiota (antes chamadas de flora intestinal) impactam na saúde como um todo. Recentemente, uma revisão publicada na revista Nature demonstrou que essa mudança promove maior exposição a processos inflamatórios e pode elevar as produções de colesterol, com suas consequências cardiovasculares ja conhecidas.

Quando submetemos nosso corpo a novas dietas em busca de um peso “ideal”, promoveremos mudanças além da perda de gordura ou massa magra. Não estou dizendo que, de agora em diante, você só pode comer os mesmos pratos todo santo dia. Longe disso!

A reflexão, aqui, é sobre mudanças radicais no cardápio que miram um objetivo, mas podem acabar acertando outros alvos. O impacto dessa nova aventura alimentar pode ser algo que sequer imaginávamos. Talvez valha a planejar melhor essa viagem — se for o caso, com a ajuda de um profissional — antes de embarcar rumo ao desconhecido.

E aqui uma lembrança da minha infância quando eu jogava batalha naval. Dizíamos: “Atiramos no que vimos e pegamos no que não vimos”. Assim, dieta vai muito além do peso.

 

Fonte: https://saude.abril.com.br/blog/o-fim-das-dietas/dieta-muito-alem-do-peso-na-balanca/

Multilojas Solução em Internet em Ribeirão Preto