Notícias

Grade Lingual: O que é e para quem é indicado esse tratamento ortodôntico?

 

Passar por um tratamento ortodôntico tornou-se muito comum. Diversos pacientes, das mais variadas idades, têm recorrido ao uso do aparelho como uma maneira eficaz para corrigir a oclusão de seus sorrisos. Entretanto, para alguns quadros, somente a estrutura tradicional do item metálico não é o suficiente para solucionar o problemas em questão. A grade lingual pode ser uma opção auxiliar nesse tratamento. Você já ouviu falar? A dentista Daniele Haller veio explicar o que é e para quem é indicado esse dispositivo.

CONHEÇA MAIS SOBRE A GRADE LINGUAL

A grade lingual é um tipo de aparelho ortodôntico, podendo ser fixa ou móvel. Diferente do tradicional, ela não exerce força ativa sobre os dentes do paciente. “A grade lingual apenas impede que outras forças ajam de forma a entortar os dentes, como nos casos de quem chupa dedo ou chupeta e, ainda, quem tem o hábito de falar ou engolir com a língua entre os dentes”, explica a profissional.

Por isso, os principais indicados a usar esse dispositivo são aqueles que possuem mordida aberta. A dentista ressalta que esse problema é identificado quando os dentes encaixam, porém a parte da frente do sorriso fica com um espaço entre os superiores e inferiores. “A grade é muito utilizada em crianças e costuma-se ter excelentes resultados na fase de crescimento”, comenta ela.

COMO É A ROTINA DO PACIENTE QUE USA GRADE LINGUAL?

No caso dos pacientes com o tipo móvel, a grade deve ser removida a cada refeição e recolocada após a higiene bucal. “Pacientes que usam a grade fixa devem ter cuidado com alimentos mais rígidos e pegajosos que podem quebrar o aparelho”, destaca Daniele. Por isso, vale evitar pipoca, amendoim e chiclete, por exemplo. Outra recomendação é não morder diretamente outras comidas, como maçã e pães com a casca mais grossa. “Procure sempre cortar os alimentos em pedaços pequenos antes de ingeri-los”, indica.

VEJA OS CUIDADOS IMPORTANTES

Os pacientes que utilizam a grade lingual precisam seguir alguns cuidados com o tratamento. Um exemplo importante é o uso durante as 24 horas para que o resultado ortodôntico seja satisfatório. “Por isso alguns profissionais indicam somente a grade fixa, impedindo a remoção pelo paciente e o esquecimento de recolocar o aparelho”, ressalta a ortodontista. A atenção também deve ser redobrada durante a higiene, contando com alguns cuidados extras, como o uso de enxaguantes bucais e escovas específicas indicadas pelo profissional. Sem esquecer do cuidado diário com a alimentação, para que o aparelho não quebre.

O ACOMPANHAMENTO DO PROFISSIONAL É ESSENCIAL

Para que o paciente atinja o resultado esperado do tratamento, é preciso manter suas consultas mensais ao consultório. Assim, o dentista consegue controlar a higiene correta dos dente e da grande lingual. A evolução também dependerá da mudança de hábito da pessoa, com o principal objetivo de eliminá-lo, deixando de chupar o dedo ou posicionar a língua incorretamente ao falar, por exemplo. “Ao final do tratamento, é essencial procurar um fonoaudiólogo para acompanhamento nos casos em que o paciente tem o hábito de colocar a língua entre os dentes”, completa Daniele.

 

Fonte:http://www.sorrisologia.com.br/noticia/grade-lingual-o-que-e-e-para-quem-e-indicado-esse-tratamento-ortodontico_a6834/1

Multilojas Solução em Internet em Ribeirão Preto