Notícias

Último Dia D de vacinação contra sarampo e pólio acontece este sábado

Municípios que não atingiram a meta de dar a vacina a 95% das crianças foram orientados pelo Ministério da Saúde a estenderem a campanha por mais um dia.

No sábado (1º de setembro), vai acontecer mais um Dia D da Campanha Nacional de Vacinação Contra Sarampo e Poliomielite de 2018. O esforço do governo originalmente acabaria na sexta, 31 de agosto, mas será estendido por mais um dia nos estados e municípios que ainda não atingiram a meta de 95% das crianças imunizadas – como você verá abaixo, são quase todos.

Os pequenos de 1 a menos de 5 anos que não receberam a dose neste ano devem ser levados aos postos de saúde. Isso vale mesmo aos que tomaram as injeções anteriormente.

Cada cidade é responsável por organizar essa mobilização de última hora. Para saber se o Dia D ocorrerá na sua cidade, verifique com a Secretaria Municipal de Saúde local.

“Queremos impedir que doenças já eliminadas retornem ao Brasil. Por isso, convocamos pais e responsáveis a levarem as crianças que ainda não foram imunizadas aos postos de saúde, independentemente da situação vacinal. A campanha é indiscriminada este ano“, afirma o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, em comunicado à imprensa.

Os resultados da campanha até agora

De acordo o Ministério da Saúde, até o dia 28 de agosto, 70% das crianças brasileiras haviam tomado as gotinhas e levado a injeção. Em todo o país, foram aplicadas mais de 15,7 milhões de doses.

O único estado que superou a meta de 95% até o momento é o Amapá, atingindo 99,81% para pólio e 99,43% para sarampo. O Rio de Janeiro, com 51,2% do público-alvo vacinado para paralisia infantil e 52,4% para sarampo, e o Distrito Federal (com 54% e 53,7%, respectivamente), ocupam os últimos lugares na lista.

Duas capitais ultrapassaram a meta. Macapá (AP) alcançou 100% e 99,8%, para poliomielite e sarampo, respectivamente, e Porto Velho (RO) chegou a 98,3% nas duas doenças.

A situação do sarampo no Brasil

Já foram 1 553 casos confirmados – outros 6 975 permanecem em investigação. O país enfrenta basicamente dois surtos de sarampo: no Amazonas, que computa 1 211 episódios confirmados e 6 905 em avaliação, e em Roraima, que registra 300 casos e 70 em averiguação.

Até o momento, foram identificados sete óbitos por sarampo, sendo quatro em Roraima (três estrangeiros e um brasileiro) e três no Amazonas (todos brasileiros).

Fonte: https://saude.abril.com.br/medicina/ultimo-dia-d-de-vacinacao-contra-sarampo-e-polio-acontece-este-sabado/

Multilojas Solução em Internet em Ribeirão Preto