O texto se reporta de forma pertinente a alguma questão polêmica relativa ao tema proposto?
1,5
Adequação ao gênero
Adequação discursiva
3,0
A questão polêmica foi desenvolvida adequadamente?
O texto deixa claro que o autor mobilizou informações pertinentes e diversificadas para sua intervenção no debate?
Há articulação adequada entre as informações e sua contextualização no debate?
Adequação linguística
2,0
Está claro no texto o ponto de partida (os dados) e a conclusão (ou tese)?
As justificativas e os argumentos sustentam a conclusão com consistência?
Estratégias argumentativas como a refutação e a utilização de diferentes vozes estão presentes no artigo?
O texto é coeso? Os elementos de articulação estão adequadamente utilizados?
Marcas de autoria
O título é pertinente em relação ao gênero e ao tema?
2,0
O autor usou recursos adequados para prender a atenção do leitor?
Convenções da escrita
O texto atende às convenções da escrita (morfossintaxe, ortografia, acentuação, pontuação)?
1,5
*Quadro elaborado com base em: RANGEL, Egon de Oliveira e outros. PONTOS DE VISTA: Caderno do Professor: Orientação para produção de textos – São Paulo: Cenpec, 2010, p. 151.